Teologia de Umbanda

Teologia é a ciência que estuda Deus, seus atributos e perfeições, assim como sua relação com os homens. Assim tem como tarefa explicar a religião.

Estudar Teologia é estudar religião.

Estudar Teologia de Umbanda é estudar o universo umbandista, deste de Deus – Olorum -, os Orixás, os Guias e nós dentro do contexto da Umbanda.

O curso de teologia de Umbanda segue um modelo criado pelo Mestre e Sacerdote umbandista Rubens Saraceni.

Porém o curso não se resume a uma cópia e sim há um modelo, a uma base, trazida a nós pelos ensinamentos de Pai Benedito e Rubens Saraceni, porém tem junto com ele toda uma “bagagem” de conhecimento que fomos adquirindo sobre a Umbanda deste do ano de 1985, altura do nosso primeiro contacto com a religião, onde pudemos contar com ensinamentos de vários dirigentes, como também dos Guias espirituais que nos acompanham, como com vários outros aos quais tivemos contacto.

Não vamos aqui apontar o que é certo ou errado dentro de um terreiro, principalmente por que entendemos as várias faces e facetas que Umbanda apresenta

Vamos sim, abordar Umbanda de forma teórica e racional, sem a pretensão de convencer ou converter ninguém, muito menos mostrar ou debater como deve ser o trabalho, a metodologia prática que dirigentes, médiuns e entidades tão bem realizam dentro de um em templo, terreiro, tenda, etc.

Apenas vamos apresentar um conjunto de informações teológicas para que sejam analisadas e entendidas racionalmente, pois o nosso objectivo é simplesmente esclarecer as dúvidas que na maioria das vezes não conseguimos esclarecer no dia-a-dia dentro dos trabalhos do templo.

Assim nosso intuito enquanto dirigentes umbandistas é dar aos adeptos, simpatizantes e curiosos um conhecimento e um entendimento mais profundo sobre a Umbanda, de forma a fundamenta-la e torna-la racional para que assim vocês possam usufruir melhor de tudo que ela tem a oferecer. Dando a si e a religião de Umbanda uma maior força e credibilidade.

Por isso abrimos esse curso, e é para todos. Umbandistas ou não.

Pois a abertura dos mistérios de Deus é algo fundamental em nossas vidas e quando ele pode ser aplicado em nossas vidas nos ajuda a melhorar, a crescer a nos curar.

Não basta praticar Umbanda, é preciso também conhece-la!

“Se Umbanda é a sua religião você deve estudá-la, seja aqui ou por outro meio”.

“Se quer conhecer sobre os mistérios divinos, estude Umbanda”.

Programa do curso

Segue o modelo do livro Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada – Rubens Saraceni, que será o livro de base para nossos estudos. Porém não vamos estudar o livro, seguiremos apenas um modelo de orientação, visto que vamos abordar outros autores, e trazer outros ensinamentos adquiridos na pratica umbandista. Assim temos a liberdade de variar e agregar outros conhecimentos.