Curso de Introdução à Umbanda 2017

Criámos o Curso de Introdução à Umbanda no início de 2009 de forma a suprir uma carência de informação que existe em todo o iniciante umbandista. Assim, de forma a ampliar a concepção do principiante e não só  propomo-nos  dar este curso de forma a preencher esta lacuna existente principalmente aqui em Portugal.

A Umbanda é uma religião e ela depende da fé e do amor dos seus fiéis para existir. Porém, muitas vezes, a falta de base, de conhecimento e até mesmo o preconceito levam ao enfraquecimento da fé dos seus adeptos justamente por não conseguirem alicerçá-la com o uso da razão.

Como toda a religião, a Umbanda está assentada na fé dos seus adeptos e fé é algo que não se explica, é algo que nós sentimos. É algo individual. Mas se não temos como explicar o sentimento de fé, através do estudo e da compreensão temos o amparo necessário para fortalecê-la. A nossa religiosidade é o meio de expressarmos a nossa fé e, se esta não for bem fundamentada, com o tempo,  levará à quebra da fé de seus fiéis que o desestruturará (Quem/  quê?).

“Umbanda tem fundamento é preciso preparar” e essa base, esse fundamento, é o elo que une as “tantas Umbandas” existentes. Na realidade temos que entender que existe apenas uma Umbanda, porém ela subsiste e coexiste num universo com várias faces e facetas, o que a torna extremamente rica, bela e, ao mesmo tempo, tão confusa.

De forma clara, simples e objectiva propomo-nos ensinar a base dos fundamentos umbandistas. Falamos de fundamentos, que é uma coisa semelhante em todos os templos, e não de estrutura religiosa, que é o método aplicado em cada casa.

O nosso objectivo é ensinar aos que querem aprender, conhecer um pouco mais sobre a religião de Umbanda, sem entrar em sistemas de trabalho que variam de casa para casa, pois elas dependem tanto da formação do dirigente como também das orientações dos mentores chefes da casa.

Assim o curso é aberto a todos os que queiram conhecer um pouco sobre o universo mágico da Umbanda, independentemente da cultura e formação religiosa. A nossa intenção não é dizer o que está certo ou errado, o que se deve ou não fazer dentro de um templo de Umbanda. É somente dar a base para que se possa praticar Umbanda com seriedade e consciência.

Venha fazer connosco o Curso de Introdução a Umbanda e aprenda mais sobre esta religião que vem crescendo e preenchendo o vazio nos corações de várias pessoas. Realize também uma sessão de descarrego e o assentamento do seu anjo da guarda que é uma força extremamente importante na nossa vida. Além disso, participe numa engira fechada aos alunos.

Assuntos abordados no curso:

Dia 1

  • A base da Umbanda
  • Seu surgimento e sua história
  • Olorum – O Criador Supremo
  • As sete linhas da Umbanda e seu septenário sagrado
  • Os sagrados Orixás
  • Os arquétipos da Umbanda e suas linhas de trabalho

Dia 2

  • Importância do Anjo Guardião
  • Importância do assentamento
  • Sessão de descarrego
  • Assentamento  do Anjo da Guarda pessoal
  • Gira fechada com os participantes