Orixás

Pai Ogum

Orixá da Lei e da Ordem, da Força e dos Caminhos, da Demanda e do Progresso. Tantos são os atributos desse Pai Orixá, que talvez seja um dos mais populares da Umbanda.
Reverenciado, amado e respeitado como o grande protetor, Pai Ogum é normalmente evocado para anulação e corte de demandas (magias negativas), para abertura de caminhos e para nos auxiliar a vencer nossas batalhas e a proteger dos inimigos.
Muita das vezes é apenas essa a visão mais externa que muitos umbandistas têm de Pai Ogum, o Orixá demandador, protetor e empreendedor de nossos caminhos. Ler restante »

Orixá Exu

Senhor da Magia, dos caminhos, das porteiras, das encruzilhadas. Exu talvez seja o mais controverso e humano dos Orixás.

Exu é alegre, irreverente, irrequieto.

Exu é mágico, é misterioso e é dual, o que o torna de difícil compreensão.

Exu é luz, mas também é trevas; Exu é razão, mas também é emoção…

Exu actua no alto, mas também no em baixo, Actua no positivo, mas também no negativo, porém isso não quer dizer que Exu é ruim. Como já falamos em outro texto – Exu Mirim – não existe em Deus uma divindade ruim.

Exu é Orixá! Ler restante »

Orixá Exu Mirim

Falar do Senhor das Intenções dentro da Umbanda é sempre um bocado difícil, pois além de ser um Orixá não conhecido ou cultuado pelos antigos Nagôs, pouco ainda sabemos sobre suas funções na criação, na Umbanda e em nossas vidas.

Tal como todos os outros Orixás, Exu Mirim é a manifestação de uma das Qualidades, ou Virtude Divinas de Olorum.

Sendo assim ele é um Mistério, um Poder de Deus e como tal não pode e não possui um carácter negativo ou ruim. Até porque, é incoerente Ler restante »

Orixá Pombagira

Falar de nossa mãe Pombagira é algo sempre gratificante. Muitas são as injúrias e atrocidades cometidas em nome dessa divindade que na Umbanda conhecemos como Orixá Pombagira.

Orixá Pombagira? – Perguntarão uns!

Sim, Orixá! Pois é como são chamadas as divindades dentro da Umbanda.

Todo Orixá ou divindade é uma humanização de um aspecto ou qualidade de Deus – Olorum, e Pombagira é Ler restante »

Orixás

Pai Oxalá

Orixá da fé, da paz e da pureza, Pai Oxalá é o grande Pai celeste da Umbanda, pois sem fé não há religião. Oxalá irradia constantemente vibrações de fé na nossa  vida, fortalecendo-nos na sua luz. A sua presença  deixa-nos positivos, confortados, plenos, seguros e confiantes na vida e em nós mesmos.

Mãe Logunã (Oyá Tempo)

Orixá do Tempo, Mãe Logunã  ampara-nos e  conduz-nos nos  caminhos da fé. A sua presença na nossa vida desperta em nós o sentido, o sentimento de religiosidade que sustenta a nossa crença. Senhora das soluções inimagináveis,  ensina-nos que Ler restante »